top of page

Tour of Tomar
The Night Templars

350€ para 4 pessoas

Para tours de 5 ou 6 pessoas é aplicada uma taxa extra

“Tomar”, a cidade medieval de 1160 e a lenda dos Templários.

 

No tour de “Tomar”, o viajante faz uma inacreditável viagem no tempo deliciando-se com o famoso Convento de Cristo (Século XII – XVIII), que inclui o enigmático “Oratório dos Templários” denominado “Charola templária”, as marcas dos templários em baixo relevo gravadas na pedra, os desenhos medievais reproduzindo o São Cristóvão, simbolizando a passagem da vida terrena para o além, bem como a Janela do Capítulo, por muitos considerada a mais bonita de Portugal.

 

A origem dos Templários remonta ao ano de 1099 quando Jerusalém é tomada pelos exércitos da segunda Cruzada à Palestina. Cerca de 20 anos depois, nove cavaleiros oriundos da França e da Borgonha constituem-se em irmandade com o propósito de protegerem os peregrinos nos perigosos caminhos entre o porto de Acre e Jerusalém. Em 1128 esta irmandade foi reconhecida como ordem monástico-militar com o nome de Milícia dos Pobres Cavaleiros de Cristo.

 

Os cavaleiros templários (ou cavaleiros do Templo de Salomão) vieram para Portugal em 1128. Em 1159 receberam do rei D. Afonso Henriques, pela sua participação nas conquistas de Santarém e de Lisboa (1147) um vasto território. Nesta região e fruto dessa doação Mestre D. Gualdim Pais, cruzado e grão-mestre dos Templários, fundou em 1160 o Castelo e a Vila de Tomar.  Em 1312, devido a perseguições contra os templários  efetuadas pelo rei de França, Filipe IV, a Ordem foi extinta pelo papa Clemente V.

 

Todavia, o rei D. Diniz com arte e engenho consegue manter os cavaleiros e os bens dos Templários, circunscritos ao território nacional e assim nasce a nova Ordem da cavalaria de Cristo, com o mesmo espírito e regras idênticos aos da extinta ordem do Templo, mantendo uma grande disciplina militar e organização logística.

 

Neste tour também é proporcionado uma visita ao histórico Aqueduto de pegões. Em 1593 D. Filipe I (Filipe II de Espanha) mandou edificar o aqueduto com o objetivo de abastecer o Convento de Cristo. A obra foi concluída em 1614 e tem um comprimento de 6 quilómetros. É composto por 180 arcos, alguns sobrepostos)  e chega a atingir cerca de 30 metros de altura.

 

Bem como a passagem pelo Castelo medieval de  Almourol (1171) marco importante na reconquista cristã. Primeiro pertenceu aos cavaleiros da Ordem dos templários e depois aos cavaleiros da Ordem de Cristo.

  • Branca Ícone TripAdvisor

©2019 por Olá Viva Tours. De nós para vós.

Website designed by Nádia Henrique

bottom of page